sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Alcatra com Molho de Cream Cheese Maçaricado









Viviane, minha parceira de Papá, ganhou um maçarico de aniversário e me desafiou a pensar em algo para fazermos uma “maçaricada” em sua casa. Eu, de pronto, aceitei a provocação. Mas ainda tinha que pensar em algo à altura da desafiante.
Pois pronto, depois de muito pensar e inspirado em um prato que experimentei em um bar da cidade, resolvi fazer uma alcatra com molho de cream cheese, mas Vivi não querendo ficar de fora da brincadeira puxou uma boa garrafa de merlot e sugeriu que eu acrescentasse à receita. Jamais diria não ao novo desafio dela, e o resultado segue.
Espero que gostem!

Ingredientes
·         1 kg de alcatra cortada em cubos
·         300 ml de vinho tinto (usei merlot)
·         Chimi Churri
·         Alho triturado
·         Margarina
·         250 gr de cream cheese
·         100 gr de mussarela picada
·         200 ml de leite
·         1 colher de sopa de farinha de trigo
·         Sal
·          
Modo de Preparo

Em uma frigideira ou panela grandes, coloque uma colher de sopa de margarina e frite a alcatra. Após fritar por uns 5 min, adicione sal, chimi churri e o alho triturado e misture. Se formará um caldo e deixe a carne cozinhar por uns 15 min. Quando este caldo começar a secar, adicione 1/3 do vinho e deixe cozinhar. Repita este processo por mais duas vezes. Deixe fritar e reserve.

Molho

Em uma panela pequena, sobre o fogo médio, adicione a manteiga/margarina, uma colher de farinha de trigo e uma pitada de sal. Misture tudo até que se forme uma farofa. Adicione, aos poucos o leite, sempre mexendo, para evitar que fiquem bolas de farinha.
Quando começar a ferver o leite, você verificará que a mistura começa a ganhar consistência, neste momento, adicione o cream cheese, o queijo mussarela e misture até que o queijo se dissolva.

Montagem

Em uma travessa, acomode a alcatra e cubra com o molho de cream cheese. Em seguida, passe o maçarico até que doure a superfície do molho.
Servimos com batatas noisette assadas no forno, com azeite e sal. Mas essa receita Vivi repassará depois.
Experimentem, adaptem, melhorem e, depois, compartilhem conosco.

PS: Para acompanhar, tomei uma weissbier alemã. Vivi e Rudolph, beberam o mesmo tipo de vinho que usei na receita.
Chico Luft

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Geleia de Rosas

Outubro Rosa e o Papá engajado como é resolveu fazer uma alusão a esta data tão importante. Depois de muito pensar, chegamos à conclusão de que podia fazer uma receita com rosas!!!
Então, singelamente, foi o que concebemos: Uma costela suína com pimenta calabresa e acompanhada de geleia de rosas. Mas, mais importante que a história da receita, é o alerta acerca do câncer de mama que mata milhões de mulheres ao redor do mundo e, muitas dessas mortes, poderiam ser evitadas com exames preventivos.
Então, mulherada, façam seus exames preventivos e, depois, uma receitinha do Papá para compartilhar com suas famílias.
Espero que gostem!

Ingredientes
·         8 botões de rosas
·         Suco de 2 limões
·         400 ml de água
·         1 maçã ralada
·         150 gr de açúcar

Modo de Preparo
Remova as pétalas das rosas. Recomendo o uso de rosas orgânicas, pois não possuem aditivos químicos. Tire a parte branca das pétalas, para que a geleia não fique amarga e lave cada uma.
Pique as pétalas. Coloque-as, no liquidificador, junto com o suco de limão, o açúcar e a água. Bata por 10 segundos.
Adicione esta mistura e a maçã em uma panela e coloque para cozinhar em fogo alto, mexendo nos primeiros 3 a 5 minutos. Deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos, acompanhando e mexendo para ver a consistência.
Quando atingir a consistência esperada, desligue o fogo e deixe esfriar.
É sempre recomendado acondicionar geleias em potes de vidro esterilizados.

Chico Luft

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Filé à Parmeggiana com Molho de Queijo do Reino


Minha Picorrucha gosta demais de filé à parmegiana, especialmente o que eu faço que, segundo ela, é o segundo melhor que ela experimentou.
Mas, como de costume, me peguei a pensar em uma forma diferente de servir o tal filé à parmegiana. E, finalmente, encontrei!!!
Aqui em Pernambuco o queijo do reino é muito apreciado, então resolvi experimentar como ficaria este prato substituindo o molho de tomates pelo molho de queijo do reino.
O resultado segue, espero que apreciem...

Ingredientes
·         500 gr de filé mignon, ou a sua carne preferida para bifes
·         200 gr de qeijo mussarela fatiado
·         200 gr presunto fatiado
·         200 gr de farinha de rosca
·         200 gr de farinha de trigo
·         3 ovos
·         200 gr de queijo do reino cortado em cubos
·         300 ml de leite
·         1 colher de sopa de margarina ou manteiga
·         Alho para temperar os bifes
·         Sal a gosto
·         Óleo para fritar os bifes
Modo de Preparo
Bifes

Corte o filé em bifes, na espessura de sua preferência.
Tempere-os com sal e alho e reserve.
Abra os 3 ovos em um prato fundo, com uma pitada de sal e bata até que fiquem como uma mistura homogênea. Em outros dois pratos, de preferência fundos, coloque as farinhas de rosca e de trigo (reserve 1 colher de sopa para o molho de queijo).
Passe os bifes na seguinte ordem: farinha de trigo, ovo, farinha de rosca. Frite-os em óleo quente, em uma quantidade suficiente para cobri-los. Reserve.

Molho

Em uma panela pequena, sobre o fogo médio, adicione a manteiga/margarina, uma colher de farinha de trigo e uma pitada de sal. Misture tudo até que se forme uma farofa. Adicione, aos poucos o leite, sempre mexendo, para evitar que fiquem bola de farinha.
Quando começar a ferver o leite, você verificará que a mistura começa a ganhar consistência, neste momento, adicione o queijo do reino e misture até que o queijo se dissolva.

Montagem

Em um refratário, coloque os bifes, cubra-os com presunto e a mussarela e, por fim, com o molho de queijo do reino.

Coloque em forno médio por, aproximadamente, 15 minutos.

Eu costumo servir com batatas fritas e arroz temperado com cebola, mas é comum servir o parmegiana com spaghetti.

Chico Luft

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Camarões ao Vinho Branco e Chimi Churri

Foto: Fernando Júnior (Nandão)

Ainda dentro das receitas de petiscos servidos a Vivi e Rudolfh, elaborei esta, com camarões, minha primeira “aventura crustácea”, extraída de um devaneio gastronômico.
Peço desculpas a meus amigos platinos, pois irei dar novo destino ao saboroso chimi churri, não o molho pronto, mas o tempero ainda desidratado.
O resultado ficou interessante, uma receita com sabor suave, textura macia e acabou por convidar a uma boa conversa, regada a vinhos e cervejas (de acordo com o gosto do convidado), tendo o toque picante da geleia de pimenta para enriquecer a experiência.

Ingredientes
·         500 gr de filé de camarão
·         200 ml de vinho branco (utilizei sauvignon blanc)
·         Tempero Chimi churri
·         1 colher de sopa de azeite
·         Alho
·         Sal a gosto
Modo de Preparo
Em uma frigideira grande ou panela, coloque o azeite, o alho e os camarões. Refogue-os até que os camarões fiquem cozidos, retirando a água que for se formando (esta água pode ser utilizada para cozinhar arroz, por exemplo).
Quando os camarões começarem a fritar, coloque o chimi churri e vá adicionando o vinho aos poucos. Acerte o sabor com o sal e deixe cozinhar por uns 10 minutos ou até secar.
Obs. 1: Eu servi como petisco, acompanhado de geleia de pimenta.
Obs. 2: Harmoniza muito bem com o mesmo vinho utilizado na receita ou, se você preferir, uma boa cerveja lager.
Chico Luft